OS IPHONES SÃO CAROS NÃO SÓ POR TEREM ALTA TECNOLOGIA E BELEZA, HÁ UMA ESTRATÉGIA DE EXCLUSIVIDADE POR TRÁS DISSO: MAS, A CHINA, PODE MUDAR ESSA VISÃO
(Forbes/Money)
A estratégia da Apple de manter os preços altos do iPhone para consolidá-lo como um item de luxo enfrenta desafios na China. O principal obstáculo é a concorrência local, que oferece celulares a preços significativamente mais baixos e alinhados com as necessidades dos clientes.
Para ilustrar, no início deste mês, os revendedores da Apple na China cortaram os preços do iPhone 15 Pro Max em até US$ 180 (R$ 900) devido à baixa demanda. Uma atitude incomum para a empresa.
“A Apple sempre foi conhecida por ser forte no setor de luxo. Então, os descontos abrem um precedente em relação a essa posição”, diz Marcos Freitas, especialista em negócios do Grupo Seja AP. “Só o tempo dirá se essa estratégia foi um acerto ou erro.”
*** (Dia1 – Opina)
Mas, não é de hoje que os preços da Apple justificam a tecnologia, criatividade e design embarcados nos celulares da empresa: muitos brasileiros, donos de um iPhone, costumam ver celulares topo de linha de outras fabricantes oferecerem itens bem mais avançados e inteligentes, como lentes poderosas, processadores robustos e telas com maior definição, além, claro, de baterias mais duradouras.
Mas, iPhone é iPhone. Ainda é um sinal de poder e status segurar um aparelho nas mãos, mesmo que o modelo seja de alguns anos atrás. No entanto, o mercado chinês é tremendamente competitivo e os avanços tecnológicos, gradualmente, vão compensando a falta de tradição ou luxo de algumas marcas.
Quem trabalha com fotografia, muitas vezes, quer uma lente capaz de captar fotos e vídeos em ambientes de pouca luz e com zoom óptico de até 10 vezes (do Galaxy s23 Ultra) o dobro do iPhone 15 Pro Max, que oferece 5 vezes.
As empresas chinesas estão oferecendo isso: mais opções tecnológicas a um preço menor, forçando a Apple a se adaptar.