Donald Trump voltou a ameaçar o Irã em plena rodada de negociação para tentar encerrar a guerra e reabrir o Estreito de Ormuz, uma das rotas mais importantes do petróleo mundial.
Em uma publicação, o presidente americano disse que Teerã deveria conter seus aliados no Líbano e ameaçou atacar o Irã “com mais força” se isso não acontecesse.
Em entrevista citada pela imprensa americana, Trump também teria dito que os EUA poderiam assumir o controle de Ormuz caso o tráfego marítimo voltasse a ser bloqueado.
A reação iraniana foi imediata.
Segundo a Reuters, representantes de Teerã se recusaram a voltar à sala de negociação após as ameaças, embora mensagens tenham continuado a ser trocadas por mediadores.
Catar e Paquistão depois informaram que houve avanço em um roteiro para um acordo final em até 60 dias.
O impasse mexeu com os mercados.
O petróleo chegou a subir com o risco de bloqueio em Ormuz, mas recuou depois que mediadores falaram em progresso nas conversas.
A negociação segue aberta, mas depende de garantias sobre o cessar-fogo no Líbano, sanções e circulação de navios pelo estreito.

